domingo, 2 de setembro de 2012

Resenha critica, estimulante e maravilhosa.


Olá gente, boa noite!

Hoje vim postar aqui no meu blog uma resenha critica maravilhosa, de um recente amigo que conheci na internet, O Gury, mas ainda não sei o nome dele verdadeiro. Quero dizer também que sempre gostei de ter ao meu lado leitores críticos, pois eles são essenciais para que uma obra obtenha uma qualidade aceitável, fiz isso com Esteros, farei com sobreviventes.

Postarei essa resenha porque foi inteligente, produtiva e de uma critica construtiva no minimo estimulante pra mim. Quando enviei o pdf de sobreviventes para alguns leitores, eu procurei mesclar entre críticos profissionais, e leitores mais casuais. Posso dizer que aproveitei bem as dicas e visões sobre o livro. Estou aplicando muito disso no miolo e realmente obtive bons resultados. ( Obs: sobreviventes ainda não foi publicado, pretendo publica-lo apos finalizar  o segundo capitulo. O objetivo é alcançar 300 páginas e publicar uma história mais encorpada).



Resenha abaixo:

Eu conheci Aldemir Alves numa discussão num post da revista fantástica há algum tempo. No início divergimos um pouco em nossas opiniões, mas depois vimos que tínhamos muito em comum. Queremos a mesma coisa, nos tornar escritores de sucessos e dar ao mundo os melhores leitores que ele já viu. Aldemir com mais empenho que eu, confesso. Bem mais empenho. 

Enfim, com um livro já publicado Aldemir mostra que é esforçado e que veio pra se consolidar no mundo literário de uma vez por todas. Eu ainda não li sua primeira obra, Os Livros de Esteros, mas pelo capítulo da história que recebi, afirmo com toda a certeza o que disse acima: esse guri tem futuro! 

Sobreviventes Ranoks vs. Siens: O Apocalipse é uma trama fantástica, brasileira e que tem tudo pra dar certo. 

Marcus aos trinta anos de idade falece na cidade de São Paulo / Capital, normalmente como todos os seres humanos, deveria ser julgado pelos seus atos no mundo dos vivos, mas alguém interfere em sua história. A descoberta de novos mundos e novas formas de vidas; é um dom designado apenas aos sobreviventes. 

Os Siens são os inimigos da vida e planejam destruir os seres vivos, em seguida extinguir a raça mortal. Ranoks são espécies de guardiões pós-morte, lutam a favor do ciclo e mantém o equilíbrio do universo. Marcus deveria morrer como todos os mortais e ser julgado pelos seus atos no mundo dos vivos, mas inexplicavelmente alguém interferiu em sua história e mudou todo o seu destino. Incertezas e lamentações é o seu legado após esse dia... 

Embora eu tenha lido apenas a primeira parte da história, digo que senti firmeza. Até me surpreendi com isso, pois sei que anjos estão na moda, mas ainda não havia dado chances a esses personagens. Tramas apocalípticas não me despertam um grande interesse. Assim como ainda não morri de amores por vampiros tupiniquins, anjos sedutores e seja lá que tipo de bichos sejam todos os outros. Eu gosto de fantasia, respiro literatura fantástica, mas não é por isso que tenho que gostar de tudo o que nasce dentro desse segmento. Há muitas histórias fantásticas de qualidades assim como há uma imensa vastidão de lixo literário disfarçado com caninos, auréolas e adolescentes que ainda não encontraram seu lugar no mundo. E mesmo que eu continue dizendo que Sobreviventes tem futuro, pra isso acontecer muita coisa precisa ser reescrita. Muita coisa mesmo. O que não quer dizer que a história seja ruim. Quanto a ela, os retoques precisam dar conta de aprofundar. Aprofundar tudo. Desde os personagens, até as descrições de cenários e as mudanças entre os lugares em que os personagens estão. Principalmente os personagens, principalmente eles. E precisa aprofundar os personagens. 

Eu não gosto muito dessa palavra, personagens. Pra mim, os personagens são pessoas. Só que pra se tornarem pessoas reais, de carne e osso (carne e osso é um salão de baile que tem aqui perto de casa) os personagens precisam de uma personalidade. Uma personalidade bem definida. Nos míííííínimos detalhes. A pior coisa num livro são personagens mornos. Olha só, o time dos anjos é composto por Samuel, Safira, Mística, Diana, Daniel e Donato. E pelo personagem principal Marcus. Cada um deles tem um poder especial, mas Marcus ainda não sabe qual é o seu. É algo que me lembra muito a história dos X-mens e Digimon. E não só eles, afinal quantos desenhos não conhecemos em que o personagem principal ainda não descobriu seu poder, que na verdade é mais forte do que qualquer outro? A trama está muito infantil nesse ponto, se prendendo a tudo o que já conhecemos e de que nos alimentamos e digerimos desde que éramos crianças. Dos seis anjos acima, só três tem alguma participação na história. Safira, pra fazer par romântico com Marcus, Samuel pra dar uma de antagonista, fortão mal-humorado e que me lembrou muito o bonitão do Emmett do Crepúsculo; e Mística por ter recrutado Marcus. Só, mesmo que o passado de Mística seja muito bem contado, o nome desse personagem – na minha humilde e sincera opinião – lembra por demais demais demais a Mística dos X-mens. Até alguns traços na personalidade do personagem me dizem isso.

E quanto ao três trigêmeos ali Diana, Daniel e Donato, esse entraram mudos e saíram calados. Os nomes são bonitos, mas colocados juntos assim parecem trio caipira. Combinam com Huguinho, Zezinho e Luizinho. Não dá né? 

Meu conselho, minha opinião, minha essência mágica é: reescreva tudo de novo e dê vida aos rascunhos que ainda são seus personagens agora. Mergulhe de cabeça na história, enfia o dedo lá dentro, bem no fundo e dê vida a todos eles. Poxa, o mundo tá acabando, o mínimo que se pode exigir é que ele acabe direito. E também é preciso prestar muita atenção na pontuação. Tem muita vírgula se achando ponto de exclamação nesse texto. 

Eu realmente digo isso porque acho que Sobreviventes tem futuro. Até porque, se não tivesse, eu tinha mandando tudo a merda e jamais iria escrever a bagaça dessa resenha. Eu tenho certeza que temos aqui um novo best-seller brasileiro. Coloco a minha mão no fogo por isso. Mas antes precisamos escrever tudo de novo. E dessa vez metendo bem no fundo, bem dentro, com gosto. 

Na história, é claro.

Esse é o blog do livro {http://esteros-sobreviventes.blogspot.com.br/} e essa é a página do skoob {http://www.skoob.com.br/livro/184714}, dá um pulo lá! :3

4 comentários:

  1. Cara essa resenha foi magnifica, não porque foi do meu livro, mas sim porque foi inteligente e produtiva. "Até mesmo resenhas devem ser reconhecidas", pois elas dizem muito o que o leitor sentiu quando se entregou a uma leitura. Devemos reconhecer intelectualismos de leitores diferenciados,devemos sim...

    ResponderExcluir
  2. Me deu vontade de ler! A capa é linda, o tema eu adoro e com essa resenha eu me acabo! Onde compra o livro?

    ResponderExcluir
  3. Oi Raimundo. O livro ainda não esta a venda, é um trabalho que pretendo publicar até o fim do ano. Essa resenha foi um teste com a obra ainda não finalizada, adoro isso! O leitor fez boas criticas, mas no final elogiou e pôs até a mão no fogo pelo livro kkk... E olha que o tema não é o predileto dele...

    Aguarde, em breve lhe mando um pdf, caso queira ler ^^

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e não concoerdo com essa resenha. o livro é tudo de bom. o melhor do genero que ja li! Quero mais!!!!

    ResponderExcluir