segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Escrevendo com Originalidade, inspiração, e talvez, loucura!


Originalidade, inspiração, loucura!



Olá, boa tarde leitores.

Já faz muito tempo que não expresso as minhas ideias e pensamentos em uma postagem, fiz muito isso antes da publicação da minha obra “Os livros de Esteros”. Voltarei a exercer esse habito novamente.

Quem sabe ajude alguém...

Hoje quero falar um pouco sobre “inspiração e originalidade”, as ideias loucas que temos e passamos para os nossos livros, que muitas vezes não somos compreendidos (A). Até mudamos algo para querer agradar outras pessoas, mas esquecemos de que fazendo isso, deixamos de ser dono da nossa própria “intelectualidade”.

Estou falando sobre isso, porque isso aconteceu comigo e pode estar acontecendo com alguém nesse exato momento, ex; pessoas já leram o meu livro antes da publicação e criticaram as minhas ideias, já escutei frases “Cara você viaja demais” “Da onde você tirou essa ideia maluca?”.

- Então eu devo mudar as minhas ideias para agradar os outros? - Claro que não!

A minha mensagem é: escreva do seu modo, use a sua imaginação e crie criaturas de 5, 6, 10 pernas, com 6 cabeças kkk... Sei lá, crie bichos e pessoas do jeito que você imagina na sua cabeça. Afinal os loucos que criam coisas não convencionais, que fogem do modismo, hora ou outra acaba sendo reconhecido.

Um ex disso é um tal de Harry Potter; o que diabos a autora teve na cabeça para criar uma passagem secreta, em uma linha de metro? - Um esporte que se usam vasouras e varinhas mágicas para jogar, kkk - Quadros falantes? - um moleque Nerd sendo o herói da trama?

E Lewis, que criou uma passagem secreta dentro de um guarda roupas? Animais que falam? Um leão no papel de um deus? kkk

Penso que devemos usar a nossa imaginação e criar coisas novas, mesmo que um pouco loucas, surreais, mas tem que largar desse treco de modismo. (Uma opinião minha, já basta de vampiros não é?).

Eu, Aldemir Alves, ainda não me considero um autor! Sou um sonhador escrevendo e passando as minhas ideias para o papel, só que isso, me satisfaz! Posso não agradar a todos, mas já agradei alguns...

Vou aproveitar esse post e citar alguns escritores malucos como eu, mas que são extremamente talentosos e criam ideias inéditas, originais, que mesmo que nunca virem Best Sellers, eu já li e eles já me conquistaram com leitor e fã de cujas maravilhas literárias.

O autor Junior Menezes criou Akelon, um mundo futurístico, rodeado de arranha-céus, planetas inimagináveis, raças nunca antes vistas, ex, HUMANITONS, KECHANIANOS, SARKADIANOS dentre outros tantos. Existe até um glossário para não nos perdemos.

O que falar de Vitor Ribeiro, um autor desconhecido por muitos, mas cheio de ideias e originalidade para mostrar a todos os seus futuros leitores. Li e resenhei o seu livroA busca, uma aventura de Atron’, esse autor é muito criativo, o seu personagem principal é um marciano, Atron/Rodrigo um dominador de corpos. Tem habilidade de dominar corpos de humanos e viver várias aventuras em busca de respostas para a sua existência... Vitor é outro autor diferenciado, que pode não ser compreendido por muitos, mas que já me cativou com a sua originalidade. O que ele criou não é pra qualquer um, tem que ser muito criativo para iguala-lo.

Outra autora que me surpreendeu foi Josy Tortaro, RS, ela criou a sua aventura em “Foz do Iguaçu”, no Brasil. O fato de ser no Brasil pode espantar alguns leitores, cheios de preconceitos contra as nossas maravilhas naturais, mas é aí, onde esta a originalidade dela! Após as 40 páginas, do seu livro “Marcada a fogo” descobrimos uma pedra ametista em meio a história, o que tem haver uma pedra com o nome Marcada a fogo? Sem spoiler nê gente, mas leiam que vocês irão descobrir. ^^ - Nesse livro você vai se deparar com outras coisas surreais: que tal um portal para outras galáxias, sacerdotes com poderes sobre naturais, e outras coisas impensáveis? kkk

Finalizando... 

O que para muitos pode ser considerado “loucura”, “viajar na maionese”, “lixo literário”, poderá um dia se tornar uma marca forte, um sucesso de vendas: Best Sellers, talvez criticados por muitos, mas amados por milhares.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quero deixar claro que não escrevi esse texto para chamar ibope para o meu livro, nem para mudar a visão de leitores sobre as minhas histórias, mas sim para dizer aos novos autores:

- Usem as suas imaginações, criem algo novo, não copiem! Escrevam o que esta na sua cabeça solte a imaginação. Esqueça o que os outros vão pensar sobre a sua história, e nunca se preocupem com as criticas, porque eles irão surgir, sim, mas a realização de um sonho, o prazer de ver a sua ideia impressa no papel, fará com que as criticas recebidas se transformem em meras opiniões. 

– Opiniões de algumas pessoas, que não tiveram a mesma visão que você teve, quando criou a sua: “Obra”! ^^

11 comentários:

  1. concordo com td o que disse Aldemir eu qro escrever o meu livro um dia e vo usar td que falou!

    ResponderExcluir
  2. Totalmente apoiado, Aldemir!
    Sempre admirei autores por sua originalidade.
    Na sua listinha de best-sellers malucos, quero incluir a Meyer, sei que ela começou com a moda dos vampiros, mas inovou o gênero fazendo gente que nunca o leu antes - como eu - ler e apreciar. Mérito dela. E outra obra, A Hospedeira, tive maior preconceito de ler porque também não curto ficção científica, mas me surpreendi com a originalidade dela na história. Me apaixonei por sua escrita. Por isso, concordo. Não é o tema que conta, mas a originalidade e um bom texto, evidente.
    Sucesso! Obrigada por citar Marcada a Fogo no item originalidade! Tentei mesmo criar uma história totalmente nova.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por suas palavras, Aldemir. Eu adoro criar mundos e aventuras, tenho ideias bem malucas, mas se não for assim, que graça tem? Tento ser o mais original possível sem usar clichês. Seu livro também é bem original. Mesmo!!!

    ResponderExcluir
  4. Josy, Vitor obrigado pelo comentário! Eu como leitor, sempre procuro observar a obra como um todo, princialmente a ideia central do livro, procuro absorver a história e depois refletir o que ela me proporcionou; diversão,dor, felicidade?

    Livros ensinam, divertem, mas tem gente que lê só para criticar e resenhar. E a diversão, o prazer da leitura?

    Ultimamente tenho lido muito,até pdf que eu não tinha paciência estou encarando,estou me divertindo muito!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Antes de tudo parabéns, por este post que com certeza irá ajudar muitos autores que possam estar em dúvida sobre escrever ou não as suas ideias da forma que elas vêm as suas mentes. Cara, um dos autores de maior criatividade que o mundo já viu e que é considerado o deus da ficção-cientifica se chama JÚLIO VERNE!!! O cara há 300 anos imaginava cidades com naves, prédios gigantes, cidade marítimas, bases espaciais em volta da Terra... Viagens a Lua quando aqui na Terra não existia nem avião... Ele imaginou que era possível uma viagem em torno da terra em um balão... Quem era o individuo que teria uma ideia dessas na época do senhor Júlio Verne?! Ele imaginou o submarino que poderia cruzar os oceanos do mundo levando pessoas... Imaginou os satélites... Imaginou civilizações vivendo no interior da Terra, ou seja, abaixo da superficie... E atualmente quem é que critica este maravilhoso autor, este gênio da literatura!!!Que ainda vende milhares de livros pelo mundo a fora?!! Poucas pessoas sabem, mas foi através dos romances do Júlio que passaram a ser utilizadas as gravuras para ilustrar as histórias, ou seja, além de tudo ele inovou. Eu poderia citar também outros gênios como ARTHUR C. CLARQUE, VICTOR FLAMING, GEORGE LUCAS, LÚCIA MACHADO DE ALMEIDA, etc... Mas, o comentário ficaria muito grande!!! Se você tem uma ideia e sabe que pode desenvolvê-la, siga em frente realize o seu sonho crie o seu mundo louco... Aldemir você também é um autor original... Já li outros livros cujo tema é medieval, mas o seu tem algo diferente... A sua criatividade é muito vasta, meus sinceros parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Na pressa errei o nome do autor o correto é ARTHUR C. CLARKE!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre soube que nunca deveríamos largar as nossas idéias pelo que os outros dizem. Mesmo que os mais próximos achem loucura o que escrevemos, tem outras pessoas pelo planeta que adorariam nossas histórias do jeitinho que são. As histórias são o reflexo da mente de cada um. E ninguém é igual a ninguém, certo?
    O problema é que eu mesma não levei isso a sério. Já abandonei 3 projetos de livro porque, além da falta de interesse das pessoas por ler, alguns amigos sempre gostaram desse senso comum... os vampiros enlatados.
    Enfim, obrigada por me dar motivos pra seguir em frente. :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Junior, oi Tig!

    Verdade Junior, "Julio Verne" esse revolucionou a literatura. Fora os tantos filmes maravilhosos que surgiram a partir da suas histórias.

    Tig, você não pode abandonar as suas ideias por conta dos outros, deve finalizar sim, muitas vezes acontece que no inicio a história não seja lá essas coisas, mas conforme você solta a sua imaginação as coisas começam a se moldar. No final você acaba criando uma obra de arte!

    Eu não tenho preconceitos contra os Vampiros, tanto que um dos filmes que mais gostei na vida foi "entrevista com o vampiro", mas as pessoas tem que começar a criar histórias sem copiar crepúsculo...

    Nem todos os vampiros são bonzinhos kkkk

    Abçs!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Esteros.

    Seu post caiu como uma luva. Estou revisando um livro que escrevi e achei que deveria mudar umas coisas que coloquei por parecerem surreais demais. Almocei e não quis voltar para a revisão, pensando que deveria refletir um pouco a respeito da minha história.

    Encontrei sua postagem e ela iluminou a minha loucura! Loucura de querer trocar o que está pronto, praticamente perfeito dentro do que imaginei na época, só para parecer menos louco... (rs...)
    Meus personagens devem estar felizes por poderem continuar existindo exatamente da forma que eu os criei. Em nome deles e em meu nome, agradeço demais a sua postagem.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fico tão feliz em saber que não sou a única maluca existente no mundo.

    Meus livros são sobre vampiros, mas tentei fugir do lugar comum. Sei que eles não agradam o publico, principalmente os fãs de Crepúsculo e os que curtem Anne Rice.

    Até já levei um puxão de orelha feio, quando Lua Escarlate ainda era postado capítulo a capítulo no Orkut. Porque de acordo com o critico. Um vampiro desejar ser humano era ridículo. Pois o vampiro é um ser poderoso, forte, belo e que vive no topo da cadeia alimentar. Ele falou com tenta convicção, que até parecia que ele encontrou com um vampiro cara a cara e o levou para beber uma cerveja no bar da esquina.

    Imaginação é tudo e porque não, um pouco de loucura também.

    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  11. Graziela, Catalina, Boa tarde!

    Gente vamos falar serio, sem viajar não da para criar algo original! Acho que hoje em dia as pessoas seguem muito uma etiqueta e querem limitar as suas ideias pensando que não vão agradar os leitores e editores.

    Há verdade é que os leitores buscam algo novo, emocionante, surreal, eu mesmo quero viver novas aventuras e desbravar novos mundos. Já cansei de mesmices ^^

    ResponderExcluir